quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O pragmatismo da direita (ou deixem o mundo trabalhar)


É muito falado hoje em dia sobre ser prático. Tomar rápidas decisões. Vocês humanos, são notórios nesse discurso. Nada é mais importante do que o trabalho, e este deve ser efetuado rapidamente, apresentar os melhores resultados, não conter erros e ser "importante para a economia."

Meus queridos. Em minha humilde observação de seus comportamentos posso arriscar alguns comentários. Os quais provavelmente vocês não concordarão, mas assim como eu lhes disse: Não sou desse planeta, estou aqui colhendo dados diversos sobre vocês... E nós não queremos conquistar  vocês.. Os dados que recolhemos são simplesmente devolvidos para aqueles que são realmente seus donos.

Vocês são especialistas em tomar decisões rápidas. E divulgam que suas decisões são práticas. Algo interessante que está acontecendo é que depois dos computadores os parâmetros de comparação estão diferentes. Se a tecnologia existente em um computador pessoal melhora diariamente - para aqueles que tem condição de atualizar - o cérebro humano somente melhora com estudo, e no longo prazo. Mas voltando, suas decisões, mesmo rápidas, estão aquém das decisões tomadas por programas computacionais, aliás, sempre estarão.

Vocês, em suas escolas de formação de profissionais, divulgam cada vez mais que os homens devem ser rápidos.. Mas não falam que está se apostando uma corrida homem x máquina... E esta é uma corrida injusta. Mesmo com as máquinas sendo montadas por homens, qualquer calculadora de mão atual consegue fazer contas mais rapidamente que a maioria de vocês....
 
Mesmo com essa comparação homem x máquina algo é desprezado na tomada rápida de decisão. Cada pequeno pedaço atual é parte de um todo maior...  Tudo se relaciona com tudo. Se vocês estão vivos é porque o Sol existe... É porque plantas e animais serviram e servem de alimento. É porque existe água para matar a sede... Não, o objetivo aqui não é ser ecologicamente correto. O objetivo aqui é mostrar que tudo está relacionado com tudo. Lembrem-se que na Natureza nada se cria... Tudo se transforma...
 
Sendo assim, um dos maiores paradoxos é confundir praticidade com rapidez. Tomar decisões práticas não significa tomar decisões rápidas. Tomar decisões práticas significa aproveitar tudo que permita que a vida humana se perpetue e alcance o seu auge (Não.. vocês não estão no auge... Muito pelo contrário!!!!) sem fazer com que esses recursos se esgotem.. Sem se tornar parasitas.

Me respondam: Qual a diferença entre um Vírus e um Homem? Consciência? Complexidade do corpo? Alma? Razão? Existem mais semelhanças entre vocês do que vocês imaginam... Os vírus tomam decisões rápidas.. Vírus letais matam o corpo hospedeiro de maneira fulminante... Mas essa decisão é prática? Se todos os corpos hospedeiros forem mortos os vírus também serão mortos... E o homem? O homem também toma decisões rápidas? Mas essas decisões são práticas? Decisões que esgotam vidas humanas e recursos naturais são práticas?
 
Sejamos práticos. Ou deixem o mundo trabalhar. Vocês acreditam que o mundo trabalha para movimentar a economia? Vocês realmente acreditam que tem acesso ao que existe de melhor e mais moderno? Não meus queridos. Vocês tem acesso somente aquilo que alguns poucos decidem que vocês devem ter acesso... Vocês tem acesso somente aos produtos e servicos que maximizaram a riqueza financeira da companhia que os criou. Isto está errado? Não é parte de meu trabalho falar se isto está certo ou errado... Fui designado para mostrar os dados. As conclusões tirem vocês.
 
O mundo deve sim trabalhar, mas deve trabalhar de modo a aproveitar ao máximo os recursos existentes.. Deve trabalhar de maneira que as decisões sejam práticas e ao mesmo tempo não desperdicem recursos preciosos como matérias primas e matérias humanas. Maximizar as finanças é importante mas não é o objetivo final. Dinheiro pode se perder em um dia e ganhar no outro dia. Vidas humanas não. Apesar de vocês serem tradados como mercadorias, uma vida que se perde não pode ser trocada por outra, pois são vidas diferentes.

O mundo deve trabalhar. Deve trabalhar pois foi o trabalho que criou o homem. Foi pelo trabalho que o homem deixou de ser macaco e se tornou homem. Sim. O trabalho é importante e o trabalho dignifica o homem. O trabalho é importantíssimo, mas o que vai libertar o homem não é o trabalho. Não da maneira como vocês trabalham hoje. O que libertará vocês é o estudo. É o conhecimento. É entender as relações humanas como relações sociais e não como relações financeiras. 
 
Trabalhem mas sejam racionais. O trabalho deve ser racional e ser racional não significa ser matemático, ser rápido. Ser racional significa entender causa e efeito. Ser racional significa entender que suas decisões hoje provocarão impactos amanhã. Pensem humanos... Não vivam por viver.. Vivam para existir...

4 comentários:

Unknown disse...

Tb sou de catalao goias. te vi la no classe media way of life.
curte beijar menino??

Luiz Gustavo disse...

Opa! Blz?? Catalão é o que há de melhor! Ô cidade boa!!! Mas respondendo sua pergunta.. eu não curto não :) Valeu pela visita ao blog. Volte sempre!!!

Abraços!!!

Leonardo Xavier disse...

Eu achei interessante a idéia de tentar focar o desenvolvimento econômico em outro que não o acumulo de capital: a sustentabilidade. E talvez focar na sustentabilidade, já estaríamos focando no desenvolvimento da vida tanto do ser humano quanto dos demais seres.

Eu acho que o único problema é combinar com as pessoas...

Luiz Gustavo disse...

Realmente Leonardo... Infelizmente falta combinar com as pessoas.. e isso é a parte mais difícil pois o sistema atual foca o desenvolvimento humano no ganho de capital financeiro, pura e simplesmente. Se isso está certo ou errado somente o futuro irá dizer, mas atualmente temos alguns problemas sérios em relação a isso.

Abraços e obrigado