terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Liberdade


Vamos falar de liberdade... Vocês humanos sabem o que é liberdade?

Atualmente os homem falam levianamente sobre liberdade, como se fosse algo simples, palpável.. que se compra na padaria da esquina.... Parece que é simples chegar lá e falar: "Me dá uma dose de liberdade seu moço!"

O verdadeiro significado de liberdade é ser livre (óbvio!!).. mas ser livre de todas as amarras, de todos mitos, de toda a teia de significados que envolve sua vida.. e eu te pergunto meu caro humano.. isso é possível?

Vamos pensar nos dias atuais em que vivemos... Te digo que a vários anos atrás, nas sociedades "primitivas" existia uma certa liberdade, os homens eram livres até o limite da liberdade do outro... Mas daí de repente o mundo começou a mudar. Foi interessante observar essas mudanças.

Várias coisas aconteceram, o mundo mudou... o homem.. bem, apesar do que dizem os homens.. o homem não mudou. Vocês continuam os mesmos seres primitivos de outrora só que agora com acesso a tecnologias que vocês não sabem dominar, mas isso é assunto para outra hora...

Voltemos à liberdade... existe algo muito fácil para mostrar a vocês como é fantasiosa sua noção de liberdade...

Existem centenas de câmeras filmando as ruas, com o discurso de segurança, e inclusive muitos de vocês apresentam a seguinte fala para defender as câmeras: "Olha, se eu andar correto não tem problema me filmar..."

Eu lhes pergunto prezados... É essa a pergunta correta? Será que não seria melhor perguntar: "Porque as pessoas precisam de uma câmera filmando para fazerem as coisas corretas?" Várias e várias teorias serão feitas, psicólogos, policiais, políticos etc serão convocados para responderem... Mas eu garanto.. Nenhum dará uma resposta satisfatória e convincente....

Eu novamente lhes perguntarei... quem fez essa lei das camêras? Eles estavam sendo filmados na hora de elaborar a lei? E tem mais.. se as câmeras filmam patrimonio público (as ruas) e privado (casas, carros...) vocês não deveriam ter acesso à essas imagens?

 Acordem humanos... Se vocês fossem realmente livres vocês saberiam as forças que movimentam o mundo.. Vocês saberiam os interesses que movimentam o mundo...

Perguntem aos seus governantes porque eles não filmam suas reuniões, pois afinal eles defendem o interesse público, e o que é de interesse público deve ser divulgado e não escondido...

Está na hora de vocês humanos mudarem as regras do jogo... E enxergarem as entrelinhas...

Lembrem-se.. Para quem sabe ler, um PINGO é letra...

2 comentários:

Anônimo disse...

"ser livre de todas as amarras, de todos mitos, de toda a teia de significados que envolve sua vida.. e eu te pergunto meu caro humano.. isso é possível?"

Isso não é possível, pois ninguém se despirá de sua experiência de vida (que é parte da construção do indíviduo) para chegar a uma essência inata - e apesar disto continuar "humano". A própria "liberdade" já é parte dessa teia de significados.

Luiz Gustavo disse...

Vivemos em um mundo de símbolos, onde o real e o imaginário se misturam e às vezes é impossível separá-los.. Nesse contexto a metáfora da Matrix cai como uma luva, pois o significado de liberdade depende primordialmente dos significados que cada um de nós dá para ela... O que é ser livre para mim? Essa é uma pergunta importante e que deveria ser respondida sem preconceitos e sem ideologias, o que eu acredito que apenas poucas pessoas conseguem fazer...