sábado, 5 de dezembro de 2009

A midia e a informação


Ahhhhh

A midia... Como será que Gutenberg veria sua invenção sendo utilizada? É uma pena eu não ter estado com ele. Tive oportunidade mas a desperdicei. Preferi pescar aqui no Brasil... Nadar na praia de Ipanema antes desta ser chamada de Ipanema....

A guerra está aqui presente, diariamente presente. Milhões são mortos. Ok mortos não fisicamente, mas mortos de ideias, mortos de ideiais, mortos sem ver que estão sendo mortos. Aliás, mortos é uma palavra muito leve. Os homens estão se assassinando. Os homens estão virando meros Zumbis. Para nós, como meros visitantes em uma terra distante e estranha finalmente foi dada a permissão para que intrometamos na vida de vocês.

A guerra é um fato. Fato jornalístico que merecia ser estampado nos jornais. Diz a lenda que os homens são bons. Eu concordo. Não consigo imaginar os homens tomando suas decisões vestidos como o diabo. Mas então, se os homens são bons, porque existe uma guerra? Quais são os interesses que estão por trás? O que os motiva a assassinar uns aos outros? O que os motiva a defender seus interesses?

A defesa dos interesses está intimamente conectada com a origem e evolução humana. Assim como a violência também. E o sexo. E a alimentação..... todo o resto são Símbolos e Invenções... Símbolos e invenções criadas com o intuito de defender interesses particulares.

A evolução e a época atual são prodígios na geração da informação. E os homens são prodigiosos em criar nomes para as épocas em que vivem... Feudalismo, Iluminismo, Modernismo...... E essa época atual está sendo considerada como a Era da Informação. Ok. Talvez seja o ínicio da Era da Informação. Eu os garanto. Vocês hoje tem acesso a mais informação em um dia na Internet que a sua família, pai-mãe-irmãos, teve em toda a vida anterior a Internet. O problema é conseguir processar toda essa informação, mas isso é assunto para outra história...

Nesse contexto, o papel da mídia é extremamente relevante. O mundo atual é movimentado pela informação. O comércio da informação movimenta muito, mas muito, mas muito dinheiro (outro símbolo?).

Se a informação é um negócio, então aqueles representantes e divulgadores da informação são negociantes? E sendo assim o que eles vão fazer? Provavelmente defender seus interesses. Seus interesses e os interesses daqueles que os financiam. Um humano certa vez disse uma frase interessante: "Não existe almoço grátis".

Ora, se não existem almoços grátis então quem paga aquilo que vocês leem nos jornais e revistas e assistem na televisão? E a tal cultura de entrenimento ou pop.. Será que ela também é isenta?

Não estou pregando o abandono sistemático de nada. Mas está na hora dos homens acordarem. Está na hora de ser crítico. Está na hora de cobrar por informação de qualidade e honesta.... Tampouco estou questionando a defesa dos interesses. Questiono se esses interesses são válidos e quais são os possíveis impactos da defesa desses interesses.

Está na hora de discutir o real significado da palavra Democracia... De origem no alfabeto grego, indica basicamente Governo do Povo. Qual povo? Afinal o mundo em que se vive hoje e seus governantes defendem o interesse de qual povo? Da Minoria Angorá ou da Maioria Vira-Lata?

Já faz muito tempo que os governos são motivados pela defesa dos interesses da Maioria... Da Maioria que detém os Símbolos sem os quais não se vive hoje.

Acordem... Levantem... E Andem...

Ou então fiquem na zona de conforto que estão e sejam felizes. Mas lembrem-se que Sua Felicidade pode provocar a Infelicidade de alguém, e que essa Infelicidade não necessariamente é aquilo que vocês chamariam de Inveja!

Nenhum comentário: